domingo, 17 de agosto de 2008

Unidades de medida no Québec

Bom, o Canada adotou por muito tempo o sistema britânico (pés, polegadas, libras, etc) mas em 1971 oficializou o sistema métrico. A partir daí as escolas passaram a ensinar o novo sistema.

O problema é que os que estudaram antes dessa época continuaram a usar o sistema que estavam habituados e passaram isso para seus filhos. Além disso, a proximidade dos USA influenciou a permanência do sistema antigo para alguns tipos de medida.

Embora o sistema oficial seja o métrico, o que se vê na prática é uma mistura dos 2 sistemas.

Distâncias

As distâncias grandes se medem em quilômetros (km) e a velocidade em quilômetros por hora (km/h). As distâncias mais curtas em pés (ft).

Os pés se dividem em 12 polegadas (in) que são utilizadas para dimensionar objetos, embora os mais jovens prefiram o centímetro (cm).

Para medir o espaço de uma casa: pés quadrados (sq ft).

Já para as coisas muito pequenas preferem o milímetro (mm). Mas isso também depende da situação. Também utilizam meia polegada, ou um quarto dela ou 1/8… A maioria das réguas nas escolas tem um lado graduado em cm e outro em in.

As jardas (yd) quase não são mais utilizadas, exceto no futebol americano, que é bastante praticado no Canada também. Mas é bom saber que 1 jarda equivale a 3 pés.

O peso no comércio

O peso na embalagem de um produto normalmente é indicado em mais de uma unidade, mas é alinhado à medida antiga. Por exemplo, um pote de margarina que tem 908 g (gramas). Por que não algo mais arredondado tipo 900? Porque 908 g equivalem a 2 lb (libras).

Para bebidas segue-se a mesma idéia. Uma garrafa de 341 ml pois isso equivale a 12 fl oz (onças líquidas).

Peso e altura

Normalmente as pessoas conhecem seu peso em libras (lb) e onças (oz) e a altura em pés (ft) e polegadas (in), como nos US. Mas em documentos oficiais (carteira de motorista, por exemplo) utiliza-se o sistema métrico.

Temperatura

Utilizam ºC (Celsius) para a temperatura do ar e ºF (Fahrenheit) para a temperatura da água! Uma possível explicação para isso é que a previsão do tempo na televisão é feita em ºC.

Volume

Normalmente usam o litro (l) e o mililitro (ml), como aqui no Brasil, mas para grandes volumes os galões também são utilizados, principalmente pelos mais velhos.

Para deixar a coisa mais complicada, o galão americano (3,8 l) é diferente do galão britânico (4,5 l). Em alguns casos eles acabam considerando 1 galão como sendo 4 litros, o que seria uma “média” meio forçada entre os 2 galões. Como uma pinte equivale a 1/4 de galão é comum ouvir “une pinte de lait” para dizer 1 litro de leite.

Pra terminar

Vale lembrar que cada medida tem seu respectivo nome em português, inglês e francês. Por exemplo, a polegada (in) é chamada inch em inglês e pouce em francês. Outro tipo de medida, não comentada aqui mas que certamente teremos que aprender, é a das roupas e calçados.

E haja cabeça para falar 3 línguas e fazer cálculos!



by: Rodrigo Correia

Nenhum comentário: