sexta-feira, 4 de abril de 2008

Passo a Passo Québec

Este Post é para ajudar todos aqueles que tem interesse em participar do processo de imigração para Québec - Canadá. Todas as informações disponibilizadas aqui foram obtidas através dos sites do governo de Québec, de pesquisas diversas feitas pela internet e de depoimentos de pessoas que passaram pelo processo. Utilizem os os links aqui divulgados para poderem confirmar as informações obtidas, e para que cada um chegue a sua própria conclusão. Gostaríamos de alertar que não existem intermediários nesse processo de imigração e que tudo é tratado diretamente com orgãos oficiais do governo de Québec e do Canadá. Caso alguém se depare com alguma pessoa cobrando para efetuar o processo lembre-se que você não precisa da ajuda dele, pode fazer tudo sozinho. Toda e qualquer taxa é paga diretamente ao governo de Québec ou ao governo/consulado do Canadá

Bem, por onde começar?

Acho que você pode começar se perguntando se é isso o que você realmente quer. Imigrar não é uma coisa simples. Não é como sair de férias ou até mesmo fazer um intercâmbio. O buraco é mais embaixo. Quando você imigra, está abrindo mão de várias coisas em prol de outras. Se você está disposto a imigrar, então estará disposto a deixar para trás sua família ou parte dela, seus amigos, o conforto da casa dos seus pais, ou se mora sozinho, o conforto de ter sua família por perto. Estará deixando alguns costumes brasileiros, uns bons, outros nem tão bons assim. Estará deixando para trás o famoso jeitinho brasileiro. Talvez deixe para trás um bom cargo em um empresa aqui. Você tem que estar disposto a recomeçar a sua vida. Não estou dizendo que imigrar é um bicho de sete cabeças... pelo contrário, quem me conhece sabe que não acho isso. No entanto, muita gente acha que vai para o Canadá, ou para qualquer
outro país do mundo, e vai achar o pote de ouro no fim do arco-íris. Que tudo vai ser perfeito e vai cair do céu na sua mão. A vida lá dá certo pra uns e errado para outros... muito certo para uns e muito errado para outros. Eu costumo dizer que isso vai depender da sua disponibilidade de fazer com que as coisas dêem certo, e da sua maneira de encarar a vida e sua capacidade de adaptação. Eu, por exemplo, tenho plena consciência que a mudança para o Canadá vai ser dura pra mim. Explico: eu nunca morei sozinha, sou apegada a minha família, tenho um emprego na minha área que não é o melhor emprego do mundo, mas não é o pior... aqui eu me viro sozinha, mas não é a mesma coisa quando se está em um país estranho falando um idioma que você não domina. Vou ter que abrir mão de muitas coisas, vou encarar um clima com o qual nunca sonhei em sentir algo mais ou menos próximo!! Sei que não vai ser fácil, mas eu já decidi que vai dar certo pra mim!! Primeiro por que eu não estou indo na doce ilusão de que vou chegar lá e vou encontrar o país perfeito. Sei exatemente das dificuldades. Segundo, por que é um sonho de muito tempo e eu vou fazer com que dê certo. Por outro lado, você vai ter as vantagens que um país como o Canadá oferece: segurança, saúde, educação, enfim, uma qualidade de vida que a gente nunca vai ter aqui. Então, voltando à pergunta, comece colocando em uma balança todos os prós e todos os contras (que não são só esses que eu coloquei aqui) e veja o que pesa mais. A segunda pergunta a ser feita é

Por que Quebec?

Bem, o Quebec tem todas aquelas qualidades e vantagens das quais estava falando acima: segurança, saúde, educação, beleza natural e não-natural, cultura. QUALIDADE DE VIDA!! Ok?
Sim, mas você quer mesmo ir para o Quebec? Já veio muita gente me perguntar se você poderia aplicar pelo processo de Quebec e depois mudar de cidade e morar no Canadá Inglês.

Ora, ora... mas por quê??? Porque o processo de Quebec exige uma quantia menor do que o processo Federal!!! A-ha!!! Quer a resposta? Poder pode... preso você não vai ser... mas ... olhaí o famoso jeitinho brasileiro!!! A província do Quebec incentiva a imigração com o intuito de manter o crescimento da sua economia, trazendo mão-de-obra qualificada para o seu mercado, mater a cultura local e o FRANCÊS!! Se você utiliza o processo de Quebec para imigrar para Calgary, por exemplo, na minha opinião isso é FRAUDE!! Não é fraude no sentido legislativo da coisa, mas no sentido moral... enfim... não estou aqui para discutir a consciência de ninguém... bem, escolheu o Quebec? Então vamos lá!!

Passo 1 -
Planejamento

Atualmente os critérios de seleção da província de Quebec são:

  • Ter até 35 anos (De acordo com a Soraya Tandel, o requerente é considerado pelo Escritório de Imigração de Quebec com 35 anos até a véspera do seu aniversário de 36 anos)
  • Ter formação técnica ou universitária (com pontuação diferente para cada nível)
  • Ter experiência de trabalho (Não há Necessidade de ser na sua área de formação)
  • Falar francês
Para saber as suas reais chances de seleção, faça a avaliação online. É de graça e pode ser feita quantas vezes quiser. Você pode simular várias situações, modificando o tempo de experiência de trabalho ou o nível de francês, por exemplo, e ver qual a melhor situação para que você seja aceito.

Com o resultado da avaliação nas mãos, é hora de planejar. Veja onde vai estudar francês, quantas horas você precisa, em quanto tempo você pode economizar o dinheiro necessário para todo o processo. Estabeleça metas, datas. A partir daqui, dependendo da sua situação você terá um tempo, até dar o próximo passo definitivo. Depende das suas possibilidades e disponibilidade para estudar e juntar a grana. Nesse meio tempo é necessário fazer muita pesquisa. Sobre as cidades, clima em cada cidade, ofertas de emprego na sua área de interesse. Uma dica é ler alguns blogs. Tem muita informação interessante sobre o dia-a- dia dos imigrantes. Então essa fase é a fase da pesquisa!!! Pesquise o máximo que você puder. Nos links ao lado você tem as mais variadas opções, desde links oficiais do escritório de imigração, quanto listas de discussão, sites com apartamento para alugar... e eu estou sempre colocando mais!! Mãos à obra!!!

Passo 2 - Dossiê

Agora você chegou na fase em que preenche todos os requisitos para imigração. Você está formado, tem os x anos de esperiência de trabalho e as x horas/aula de francês que tornam você apto para imigrar. É hora de dar entrada no processo. Primeiro você baixa no site da imigração o Formulário para dar entrada no seu dossiê. Preenche o formulário (em outro post mais na frente, vou tentar explicar como preencher os forms) e junta toda a documentação que comprove o que você está colocando nele. Ficha 19 (certificao de conclusão do 2° Grau, que eu nem sei mais como chama essa bagaça hoje em dia... já mudou tanto), diploma universitário ou do curso técnico, comprovantes de trabalho, carteira assinada, ou recibos de pagamento junto com uma carta do seu empregador ou da pessoa para a qual você prestou serviços, etc, comprovante das hs/aula de francês (diploma do curso ou carta do professor particular), tudo isso junto com o comprovante de pagamento da taxa para aplicação (para saber sobre as taxas e custos do processo, ver o post Investimento). Tudo isso deve ser enviado em xerox SIMPLES, não precisando de autenticação!!! Dossiê enviado, é só esperar a confirmação de recebimento que pode chegar via correio ou e-mail. Algum tempo depois deve chegar uma comunicação (uma pré-convocação na verdade) para a entrevista que acontece, normalmente, entre 4 e 6 meses após a abertura do seu processo.

Passo 3 - Entrevista

Bem, recebendo a convocação para a entrevista, que acontece normalmente em São Paulo e eventualmente em Recife (palavras da Soraya), o que se tem a fazer além de continuar as pesquisas (acreditem, elas nunca são suficientes) é estudar mais francês (que também nunca vai ser demais). A entrevista é feita por um dos conselheiros de imigração, alguns já muito conhecidos nossos, pelo menos de nome, toda em francês. Lembra todos aqueles documentos do dossiê, que você tirou XEROX SIMPLES e enviou para o escritório de Quebec quando deu entrada no processo? Na entrevista é a hora de mostrar os originais. Leve tudo e mais um pouco.
Se você for aceito, receberá ao final da entrevista, que dura aproximadamente 45 minutos, o CSQ (Certificado de Seleção do Quebec).

Após a entrevista, terá que pagar mais uma taxa e dar entrada na parte federal. Algumas pessoas me perguntaram o que é a parte federal. Nada mais é que a comprovação de idoneidade, saúde e emissão do visto ao final do processo.


4º Passo -
CSQ

Com o nas mãos é a hora de dar entrada no processo federal. Você deve juntar os certificados de antecedentes criminais (também citados no post Investimento), pagar as taxas e enviar os documentos para São paulo. Então é só esperar a solicitação dos exames médicos.
Quando a solicitação chegar, faz a consulta, os exames e envia para Trinidad e Tobago (NÃO, eu não sei por que Trinidad e Tobago!!). Se não houver problemas, você receberá a solicitação de pagamentos das duas últimas taxas e o envio dos passaportes para que recebam o visto!!

Realização dos exames médicos. Este é o próximo passo do nosso processo, espero que venha logo!!!


5º Passo:
Envio do passaporte

e pagamento da taxa final.

Após todos estes passos é só esperar o passaporte, pegar as economias e viajar! Mas lembre-se, isto é apenas o início, pois lá teremos que enfrentar a adaptação, o novo trabalho, etc...


fontes: canadaexpress.blogspot.com e patrickevaleria.blog.com

4 comentários:

Unknown disse...

Oi tudo bem?
Gostei muito do blog.
Já enviei o dossiê no dia 14/01/2008 e estou aguardando a entrevista.
O pagamento da taxa federal é através de depósito no Banco Itaú mesmo?
Pergunto isso pois para enviar o dossiê é necessário que pague uma taxa e essa taxa é paga através de cartão de crédito internacional.
Um grande abraço

Anônimo disse...

Rapazes,
Parabéns pelas informações!!! O blog de vocês é muito completo. Encontrei tudo aqui, coisas que pesquisei em muitos lugares.... Isso mostra todo o preparo de vocês. E é isso aí. Faço o mesmo. Pesquiso imigrar desde 2004, e ano passado realmente me decici. Agora só tenho que esperar terminar a faculdade, que termino agora neste ano de 2008 e vamos lá....
Adorei as informações...e o que tenho para dizer, é que não existe nenhum sonho impossível, quando se realmente corre atrás...
Gostaria de manter contato com vcs, com certeza, irão primeiro que eu...
Meu e-mail é: valdelia.bispo@yahoo.com.br, por favor, me escrevam para trocarmos mais informações...e, claro, quando vcs chegarem lá.... poder ajudar ainda mais quem ainda está no processo.
Grande abraço e mais uma vez, parabéns pelas informações. Completíssimas.
Até mais....

Ericson & Guiga disse...

Oi Rodrigo, fico feliz que tenha gostado de nosso blog, obrigado... O pagamento é feito via deposito mesmo!!!

Ericson & Guiga disse...

Valdeia, lhe enviamos um emai.!! vamos manter contato...

Obrigadoo