sábado, 19 de abril de 2008

Sherbrooke - Nem grande nem pequena ~ "A ideal"



Dando continuidade a
falar sobe algumas cidades do Québec, hoje escolhi postar sobre Sherbrooke, uma cidade fascinante... segue:


LOCALIZAÇÃO

Sherbrooke é uma boa cidade pela sua localização: mesma latitude de Montréal (logo, teoricamente o mesmo frio) e a uma distância de apenas 150 km do grande centro.

Embora a latitude seja a mesma de Montréal, as temperaturas e, Sherbrooke quase sempre são 1 ou 2 graus mais baixas que as de Montréal. A proximidade também é legal. Dá pra ir e voltar no mesmo dia sem problema.


CUSTO DE VIDA


Para quem está planejando primeiramente estudar o idioma, para depois ingressar no mercado de trabalho, quanto menor o custo de vida, mais tempo a grana vai render antes de começar a trabalhar.

Comparado com o Brasil, o custo de vida de qualquer cidade canadense é alto. O de Sherbrooke é realmente menor que o de Montréal. Para terem uma idéia, um imóvel com um aluguel uns CAD 500 em Sherbrooke, equivaleria a um imóvel de pelo menos CAD 800 em Montréal.



EDUCAÇÃO


Sherbrooke tem uma posição privilegiada neste quesito: duas ótimas universidades, uma anglófona (Bishop's University) e outra francófona (Université de Sherbrooke).

Existem ótimas oportunidades de cursos de idiomas, graduação, cursos de pós-graduação, bolsas, etc. Só fica sem estudar quem realmente quiser. Os estudantes da universidade de Sherbrooke nao pagam passagem, a universidade tem uma politica de développement durable bem interessante nesse sentido para incentivar as pessoas a utilisarem o transporte em comum.


Sobre Educação eu acho muito interessante postar sobre o Seminário de Sherbrooke:

Definição e missão do Seminário de Sherbrooke

O Seminário de Sherbrooke é uma das poucas instituções no Quebec que reagrupa num mesmo lugar os cursos secundários e colegiais. A ordem colegial do Seminário, caracterizada pela sua dimensão humana, oferece programas pré-universitários e técnicos diversificados, dos quais, vários são únicos na região. Encontram programas técnicos reconhecidos e de acordo à realidade do mercado de trabalho, assim como programas pré-universitários que preparam para os estudos superiores os quais dão ao colégio a reputação que tem. Dentro de um ambiente de vida estudantil ativa e dinâmica, a ordem colegial do Seminário de Sherbrooke oferece aos estudantes uma gama de serviços variados e personalizados. A ordem colegial do Seminário de Sherbrooke recebe aproximadamente 400 estudantes num ambiente mixto.

CURSO DE FRANCÊS COM BOLSA DO GOVERNO

Ouvimos dizer que em Montréal (pela alta demanda), é preciso esperar muito para ser chamado para fazer o curso de francisação, com bolsa de estudos oferecido pelo governo do Québec.

Mas em pesquisas, notamos que isso é uma grande loteria, tem pessoas que chegaram e foram logo chamadas e outras que demoraram o mesmo tempo que as pessoas que ficaram em MOntreal.

QUALIDADE DE VIDA
Procurando por uma cidade tranqüila, segura e com boas oportunidades de lazer.

A cidade surpreende neste aspecto. Muitas praças e parques, atividades de lazer e esportivas para todos os gostos. Tem cerca de 130 km de ciclovias, só pra dar um exemplo. A cidade é limpa, segura e muito bonita, com pessoas atenciosas e quase sempre prestativas. Ao contrário de Montréal, uma metrópole com gente do mundo inteiro, em Sherbrooke você convive com o o povo nativo.

Grandes informações em: Guia da cidade ,
Bairros para morar: Se voce vai estudar no cegep o melhor lugar para morar é no Centro, mais proximo da rue Terril ou em Fleurimount. Mas esse bairro é meio grande. Procure nas ruas que cortam a king East, ou seja, da rue Murray, 4E Avenue até a 9E avevue. É uma regiao bem legal. Tem pessoas que mora em Lennoxville, um bairro um pouco mais longe, 20 min de carro e o
onibus é o numero 2, mas tem que andar uns 10 min para pegar este onibus. Nao é a melhor opcao para quem estuda no Cegep, mas tb nao é tao mal. O lugar é 10 e o preco esta bom.

Sobre linhas de onibus maiores informações:
Linhas de ônibus

EMPREGABILIDADE

Sherbrooke não é considerada uma cidade pequena no Québec. Achamos que ela tem o tamanho ideal: nem tão grande e cara, e nem tão pequena e "chata" (poucas oportunidades de trabalho, estudo, compras e lazer).

Embora não seja tão boa e com tantas oportunidades como Montréal, a cidade é bastante industrializada e muito desenvolvida nos aspectos de serviços e comércio, A economia da região é baseada principalmente em serviços. Na região de Sherbrooke os maiores empregadores são: 1. Universidade de Sherbrooke; 2. Setor de Saúde; 3. Comissão Escolar. Mão se tem grandes usinas
(indústrias) que possam oferecer empregos a uma gama de especialistas. Dentro do setor de serviços o grande empregador é mesmo a Universidade. Mas atenção, isto não significa que um imigrante brasileiro vai chegar e vai encontrar trabalho na universidade. Existe grande possibilidade para estudantes, ou seja, empregos temporários.

O setor de saúde é um campo promissor na cidade, incluindo o campo para farmaceuticos. Mas isto também não significa que você da área de saúde vai chegar e encontrar emprego fácil. Penso que não preciso falar do caminho das pedras para a validação de diploma com as ordens profissionais.

O outro setor o de educação, é um grande empregador sim, mas não para imigrantes. Como as outras profissoes regulamentadas, professor tem que ter estudado em uma univerdade quebequense para exercer a profissão. Professor do primário e secundário, que corresponde ao nosso ensino fundamental e médio.

Existe demanda para professores nas áreas de ciência e tecnologia e também para professor de inglês. Mas nao é simples. Claro que toda a barreira da língua, que já é um grande problema, ainda existe o fato de cada comissão escolar ter as suas próprias regras para contratar um professor. Para vocês terem uma idéia, com mestrado e doutorado feitos em universidades do Québec, um estrangeiro seguramente podera ter um cargo de professor numa universidade, no entato, jamais podera ensinar no primário ou secundário. Pode ser que consiga ensinar em escolas para adultos ou no Cegep, principalmente se sua área for ligada a ciências ou alguma especialidade como contabilidade, administracao, engenharia, etc.


Coisas Básicas:

Informações do blog Terra a vista, de Simone e Celso;


Listando coisas que deveria ter trazido e do que se arrependeu de trazer, e ainda, coisas que vc não encontra aqui, mas infelizmente não tem como trazer

Coisas que trouxe e me arrependi: (vale lembrar que me refiro ao mercado de Sherbrooke)
Cirolão - comprei vários pra toda a família, chega aqui tem pra vender, sem contar que é com um tecido que retém calor, próprio para o frio.
Blusas de lã - servem para o outono, mas ocupa espaço na mala e aqui vc encontra com bons
preços.
Brinquedos - aqui é muuuuuitttto mais barato, Lego, Hotwheelles, é bem barato mesmo
Mochilas de rodinhas pras crianças - o maior micão de todos, como é que eles vão puxar a mochila na época de neve, bufffff.
Panela de pressão - eu até gostei de trazer (uma pequena), uma coisa a menos pra comprar, mas aqui tem pra vender, e sempre tem umas promoções.
Alicate de cutícula, navalha pra cortar cabelo - não precisava, aqui tem e não é caro.

Coisas que me arrependi de não ter trazido
Remédios básicos - para crianças tipo, anti-inflamatórios, anti-gripais, do meu ponto de vista são fundamentais, pois aqui eles só receitam tylenol, que só serve pra febre e dor, e quando a coisa complica vão no antibiótico. Eu prefiro remediar antes do antibiótico, portanto...trouxe muito pouco. Ou se vc faz a linha homeopática, é melhor trazer um quantidade suficiente pra validade do produto, pois ainda não encontrei nenhuma farmácia do estilo, provalvelmente nos grandes centros deva ter.
Sazon - aqui não tem, e gosto muito, trouxe pouco sugerido pela Giovana (http://emcontoseencontros.blogspot.com/).
Faca boa, aquelas de churrasco. Tudo aqui é Made in China, uma porcaria.
Adpatador de tomada pino redondo pra pino chato. Aqui tem, mas na hora H, faz falta. Já coloque no aparelho (tipo secador de cabelo) que vc trouxer.

Trouxe, falem o que quiser, não me arrependo
Rodinho - só a parte de baixo, o cabo vc compra aqui. Eles não sabem o que é rodinho. Sugerido pela Giovana http://emcontoseencontros.blogspot.com/
Moedor de alho
Panela de Pressão - eu trouxe, apesar de tudo e não me arrependo.
Algumas cobertas e edredon das crianças que gostava - vieram depois pelo correio. Levou 15 dias.
Faqueiro - tinha um novinho. Básico mas bom. Faltaram facas grandes.
Jogo de Lençol - trouxe três, sendo um só que coube, mas tudo bem, o lençol de baixo com elástico eu achei aqui.
Toalhas, jogo americano, quatro pratos (daqueles que são de plástico durável, vai no microondas), pano de prato, alguns utensílios pequenos de cozinha.
Enfim, vc tem que pensar que na hora da mudança, tem que ter algo básico pra não ter que sair correndo no mercado.
Minhas Havaianas, as legítimas, aqui está 22,00 dólares
abridor de latas, aquele bem comum, aqui não tem.


Coisas que você não encontra aqui. Não, não adianta chorar
Creme de leite - aqui tem algo semelhante que dizem, depois de muito chacoalhar vira algo parecido. Tô fora.
Pizza com massa fina (e sem molho argh em cima) - hehehe
Adoçante Zero Cal cristal - trouxemos um monte, a pedidos de Celso San e sugeridos pela Giovana http://emcontoseencontros.blogspot.com/
Farinha de mandioca - dizem que em casas especializadas....por um módica quantia....
Farofa Yoki - pronto! nostalgia de novo...
Leite condensado ainda não procurei, mas acho que deve ser difícil
Ricota - nem pensar
Goiabada cascão - nem cebolinha, monica, hehehe

bem aí ainda tem os derivados tipo sobre coxa de galinha como no Brasil, não tem, é algo cheio de osso, pãozinho de queijo, só em lojas especializadas, pãozinho francês, tem mas em poucos lugares. Arroz, feijão tem, mas não é como do Brasil, um amigo (Ricardo) diz que o problema é o fogão (elétrico) enfim...ambos ficam empapados e estranhos.

Mas creiam, as frutas, yogurtes, verduras são extremamente saborosos, sem contar muffins, brownies, bolos, doces, sucrilhos, tem que se segurar pois é tudo muito bom.



"ufaaaaa"

4 comentários:

Bia disse...

Gostaria de saber o valor de aluguel para apto. 1 quarto e custo de vida de 2 pessoas sendo 1 adulto e 1 criança. Vou dar entrada em meu pedido. Estou terminando minha faculdade de enfermagem.
Agradeço as informações e digo que estava em dúvida mas me decidi por Sherbrooke.
Obrigada.

Ericson & Guiga disse...

Oi Bia, voce pode verificar os valores nos sites que temos na parte de Moradia, lá contem bons sites com AP de todos os tipos e preços variados, os preços depende de alguns fatores como transporte proximo, proximidade com o centro da cidade, essas coisas... Espero ter lhe ajudado..

Abraços

-=-=-=-=-=- disse...

Oi, eu e minha esposa, estamos meio perdidos com tanta informação acerca do auxílio para a educação no processo de imigração para permanetes em Quebec. Temos curso superior, mas desejamos estudar e iniciar-mos em outras especialidades através do ensino e mercado de trabalho em Quebec. Você poderia me informar quanto e em que fases do ensino (CEGESP no aperfeiçoamento da língua, 1º ciclo na universidade, etc) o governo ou outras entidades subsidiam?
Neste caso é certo que eles subsidiem os estudos em um valor que seja suficiente para "sobreviver" em Sherbrooke sem ter que dispor de meus recursos próprios?
Desde já agradeço a ajuda, abraços Daniel.

Ericson & Guiga disse...

Olá Daniel,

È um imenso prazer te-lo como leitor de nosso blog...
Sobre Financiamente a estudantes, voce poderá ter informações precisas no site:

http://www.afe.gouv.qc.ca/

Tenho certeza que ele esclarecerar todas suas duvidas perante a financiamento de estudos.