sábado, 12 de abril de 2008

Ville Quebec - Mais uma Maravilha do Canadá


iae meu povo como vai? lol

Está semana, estavamos debatendo onde podemos morar, qual cidada é melhor para atuarmos com turismo, qual cidade oferece melhor infra-estrutura, melhores condições para trabalharmos com o que gostamos e também pensamos na remuneração... Ainda não escolhemos qual cidade, mas continuamos muito interessado em Montreal, como vocês já sabem. Então resolvemos, pesquisar mais sobre cidades e colocar relatos sobre as principais cidades da provincia, a primeira escolhida é Ville Québec, pois essa é que tira o nosso sono quando pensamos em imigrar, poius ficamos muito na duvida em Ville Québec e Montreal... è u
ma loucura só..
Procuramos colocar tudo bem direitinho para que possamos relatar de forma bem bacana informalções essencial sobre cada cidade. Isso nos ajudará a escolher melhor a nossa cidade e fará voces conhecerem melhor o destino que escolheu e outros e quem sabe mudar de idéia!! eheheh


APRESENTAÇÃO


Quem conhece Québec sabe que a cidade reúne o melhor de dois mundos : economia em plena expansão e qualidade de vida excepcional.

Por ser a capital, a cidade herdou uma estabilidade econômica notável. O Governo do Québec, província com o mesmo nome da cidade, instalou ali ministérios e sociedades.

Graças à criatividade e à produtividade do meio industrial e da comunidade científica, Québec sofreu uma mudança significativa no correr dos últimos anos, transformando a alta-tecnologia em um de seus maiores eixos de desenvolvimento.

A esta diversidade econômica, acrescentam-se outras grandes vantagens para aqueles que vêm se instalar na capital. Inserida num contexto norte-americano, Québec mantém seus ares de cidade européia. Sua paisagem natural é de uma beleza de cortar o fôlego. Durante o inverno, assim como no verão, seus cenários se animam com eventos culturais, artísticos e recreativos, cujas riqueza e varidade procedem de uma longa tradição em divertimento.

Cidade próspera, atraente e animada, a capital está em vias de realizar um projeto que lhe é particularmente especial : duplicar o número de imigrantes nos próximos anos.

Pensando naqueles que chegarão, a cidade criou inúmeros serviços que visam otimizar a participação destes na vida política, econômica, social e cultural do município.

Québec, isto todos sabem, é uma cidade humana e acolhedora. Em 2001, a revista canadense Today's Parent concedeu-lhe o título de « Melhor cidade no Canadá para as famílias ». Este reconhecimento subentende que ela conseguiu satisfazer as necessidades das famílias tanto nos planos educativo, cultural e esportivo, quanto nos de segurança e economia.

Um sistema de educação notável
Viver na capital é poder se beneficiar de um sistema de educação acessível e notável, que se classifica entre os mais modernos nos países industrializados.

Graças a seus inúmeros laboratórios e centros de pesquisa, a Universidade Laval encontra-se entre as melhores universidades canadenses. Além disso, seus mais de 350 programas de estudos atraem anualmente perto de 36 000 estudantes.

A presença da Universidade do Québec, da Télé-Université, da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), de quatro CÉGEPs (colégios de ensino geral e profissionalizante), sem contar as escolas particulares, garante a diversidade de formações. Estes estabelecimentos preparam muito bem suas clientelas para o desafio imposto pelo mercado de trabalho em constante tranformação.

Relativamente ao ensino pré-escolar, primário e secundário, escolas acessíveis, distribuídas por toda a cidade, têm como mandato fornecer aos jovens enquadramento e ensino de qualidade. A escolaridade nestes níveis - e igualmente em nível colegial - é gratuita para quem freqüenta estabelecimentos públicos.


Um cenário recreativo animado
Nesta cidade que bate ao ritmo das quatro estações, inúmeros eventos artísticos, culturais e esportivos marcam a vida comunitária.

E para dar lugar a essas manifestações, Québec pode contar com reputados museus e centros de interpretação, salas de teatro e de espetáculos muito bem aparelhadas, inúmeros centros de criação, assim como estruturas esportivas das mais modernas.

Um meio de vida seguro
Em Québec, não se precisa abrir mão das caminhadas à noite. Ao contrário! Os habitantes vivem na quietude de seus bairros. O número de crimes contra a pessoa é nitidamente inferior ao registrado em Montreal e Toronto, por exemplo.

Testemunho
« Eu encontrei em Québec tranqüilidade e qualidade de vida como não há em lugar algum. Encontrar diariamente pessoas abertas e simpáticas faz com que, depois de 30 anos, eu nunca tenha me arrependido de minha escolha. Québec é um porto de paz e tolerância num mundo em constante transformação. »

- Hammouda Habil, proprietário do restaurante Rameau d'olivier
Alguns eventos anuais importantes
O Carnaval de Québec
(fim de janeiro e início de fevereiro)

www.carnaval.qc.ca
O Festival de Verão de Québec
(início de julho)

www.infofestival.com
As Festas da Nova-França
(iniício de agosto)

www.nouvellefrance.qc.ca
O Festival das jornadas da África, danças e ritmos do mundo
(agosto)

www.festivaljourneedafrique.com
O Festival Intercultural de Québec
(meados de agosto)
(418) 663-4314

Um custo de vida incomparável
Uma família residente na capital necessita de alguns milhares de dólares por ano para moradia, alimentação e vestuário. Os tratamentos médicos são gratuitos e as taxas escolares, bem abordáveis. Com uma inflação controlada, Québec se encontra entre as cidades canadenses que tratam a questão do custo de vida com mais sucesso. Veja alguns números.

Despesas anuais médias por família (%)

RMQ*
RMQ*
Província de Québec
Canadá

Québec
Montréal


Despesas de consumo corrente
66,3
69,0
69,2
69,3
* Moradia
15,5
17,8
16,7
17,3
* Alimentação
13,0
13,2
13,4
12,1
* Vestuário
4,5
4,6
4,7
4,3
* Educação
0,9
1,1
1,0
1,1
RMQ : Região Metropolitana de Recenseamento
Fonte : Statistique Canada


Custo médio para compra de uma casa para uma família (em dólares canadenses)
Québec
Montréal
Ottawa
Toronto
Vancouver
99 979
132 632
186 992
243 249
378 130
Fonte : Associação Imobiliária Canadense, dezembro de 2002

Custo médio mensal pelo aluguel de um apartamento (em dólares canadenses)
Québec
Montréal
Ottawa
Toronto
Vancouver
538
530
914
1 027
919
Apartamento com dois quartos
Fonte : Sociedade Canadense de Hipoteca e Moradia, outubro de 2001

Possuindo aproximadamente 700 000 habitantes, a região metropolitana de Québec forma a 7a aglomeração urbana mais importante do Canadá e a 2a, da província de Québec.

Antes de mais nada, Québec é uma cidade de serviços, e os esforços dos últimos anos pela diversificação da economia trouxeram frutos. Hoje, a capital e sua região acolhem um número crescente de empresas associadas às novas tecnologias, que apóiam as atividades de reputados centros de pesquisa.

A força do setor terciário
A presença do Estado deu sólidas bases econômicas a Québec. Somente a administração pública gera em torno de 40 000 empregos. As empresas especializadas em comércio, as instituições de ensino e os estabelecimentos de saúde são responsáveis por 83 % dos empregos.

As grandes instituções financeiras e as principais companhias de seguro do país estão estabelecidas em Québec, onde elas geram ativos de milhões de dólares. Os setores de excelência
Sem dúvida alguma, a alta-tecnologia toma assento em Québec! Na verdade, ela está presente em ciências biomédicas, óptica fotônica e laser, robótica , bioalimentação e tecnologias ambientais.

Dentre 52 cidades européias e norte-americanas, a capital
encontra-se em 2o lugar na área de softwares de ponta, produtos pláticos e fabricação metálica. Este « savoir-faire » é notado igualmente em eletrônica, produtos farmacêuticos e de equipamentos de telecomunicações, setores para os quais ela ocupa o 4o lugar.

Para fins de apoio a essas atividades, a cidade investe em pesquisa e desenvolvimento. Além disso, os governos e a setor privado ali investem anualmente perto de 200 milhões de dólares.


« Fazer carreira em Québec »


A economia de Québec articula-se em torno de setores variados. O mercado de trabalho também se abre para diversos tipos de competências, para as quais formação técnica ou diploma universitário são exigidos.

Já há alguns anos, as necessidades de mão-de-obra qualificada são vistas em inúmeras esferas de atividades, especialmente em óptica fotônica, biotecnologia e tecnologia da informação.

A serviço do Estado
Durante a próxima década, 21 000 postos de trabalho surgirão na função pública quebequense. Considerando que a metade do efetivo do governo se encontra na capital, pode-se ver até que ponto a cidade se revela atraente para quem procura um emprego estável e bem-remunerado.

As comunidades culturais têm um benefício apreciável nesta conjuntura : segundo a legislação em vigor, um quarto das novas contratações deverão ser feitas junto aos seus membros. A serviço da empresa privada
As pessoas de origem estrangeira encontram em Québec não somente uma acolhida calorosa, como também um meio de trabalho aberto e estimulante.

Atualmente, várias empresas especializadas em setores de ponta possuem, entre seus funcionários, uma boa proporção de imigrantes. Algumas recrutam mão-de-obra especializada fora do Canadá.

Na EXFO Engenharia Eletro-óptica, por exemplo, há funcionários de mais de 25 nacionalidades diferentes. O Centro de Pesquisa do Centro Hospitalar Universitário de Québec emprega mais de 150 imigrantes, ou seja, 13 % de seu efetivo.
Testemunho
« O peso da hierarquia […] não existe aqui. As relações interpessoais são amigáveis, feitas de igual para igual, pouco importando o posto que se ocupa em uma empresa. »

- David Daubioul, trabalhador autônomo

Alguns números


Segundo um estudo feito por Statistique Canada, o índice de desemprego é mais baixo em Québec que em Montreal, Toronto e Vancouver.


O índice de desemprego é de apenas 5,9 % na região de Québec, enquanto que ele atinge 8,4 % na província como um todo.



De janeiro a junho de 2002, 55 000 empregos foram criados na região da capital, e a maioria deles é de tempo integral. Eles representam um quarto de todos os novos empregos recensiados na província de Québec, mesmo que a região possua apenas 10 % da mão-de-obra quebequense.


As perspectivas globais do mercado de trabalho permitem entrever a criação de 48 000 empregos na região de Québec até 2005.

Recém-chegados

Os recém-chegados que desejam se estabelecer na Cidade de Québec agora têm uma ferramenta que vai ajudá-los a encontrar uma moradia que responda às suas necessidades. Colocando à disposição o Guide à l'intention des immigrants à la recherche d'un logement (Guia destinado aos imigrantes que procuram alojament) (PDF : 2,7 Mo), a Cidade de Québec deseja facilitar a integração dos que escolheram a província de Québec como local para viver.

Em sua primeira parte, o documento explica o significado dos termos utilizados correntemente em Québec nas transações imobiliárias. Em seguida, ele dá um panorama da cidade sob diferentes aspectos - meio ambiente, economia e demografia - e apresenta um resumo da legislação relativa à compra e venda de moradia.

Em uma outra parte, o documento dá conselhos que auxiliarão futuros inquilinos e eventuais compradores em suas escolhas. Finalmente, ele fornece os endereços de diferentes organismos que atuam no campo da habitação.

« Facilitar sua integração »


Atualmente, a capital conta com 19 500 imigrantes e ela recebe em torno de 1 800 anualemente. Sua população é de mais de 505 000 habitantes.

Segundo o Ministère de l'Immigration et des Communautés culturelles du Québec, a Cidade de Québec instituiu diferentes tipos de serviços de acompanhamento.

Organismos que atuam junto às pessoas imigrantes
À sua ação, unem-se mais de 40 organizações, ministérios, associações e organismos comunitários. Todos auxiliam também os recém-chegados à região a se integrarem à nova comunidade. (A cidade de Québec não é responsável pelos serviços fornecidos pelos organismos cujos nomes figuram na lista abaixo, nem pelo conteúdo de seus Web Sites.)

Informações gerais


  • Ministère de l'Immigration et des Communautés culturelles
  • Ville de Québec

  • Auxílio para trabalho

  • Agence nationale de l'accueil des étrangers et des migrations (ANAEM)
  • Centre d'éducation des adultes des Découvreurs - Point de service Phénix
  • Centre R.I.R.E. 2000
  • Chambre de commerce de Québec
  • GIT - Club de recherche d'emploi
  • Institut international de développement régional (IIDR)
  • Option-travail
  • Service d'orientation et d'intégration des immigrants au travail de Québec inc. (SOIIT)

  • Associação de imigrantes

  • Accueil français de Québec (AFQ)
  • Association bulgare à Québec
  • Association des communautés culturelles et des artistes (ACCA)
  • Association des universitaires français de la région de Québec (AUFREQ)
  • Association philippine-québécoise
  • Association russophone de Québec
  • Communauté roumaine de Québec (Comunitatea Românâ Din Québec)

  • Aprendizado de língua francesa

  • Atout-Lire
  • Cégep de Sainte-Foy - Direction de la formation continue
  • Centre d'éducation des adultes des Découvreurs - Point de service Phénix
  • Centre R.I.R.E. 2000
  • École de langues de l'Université Laval
  • Lis-moi tout Limoilou

  • Integração feita no local de convívio

  • Accueil français de Québec (AFQ)
  • Amis veillants (Les)
  • Association des étudiants internationaux de l'Université Laval (ASETIL)
  • Association des universitaires français de la région de Québec (AUFREQ)
  • Association philippine-québécoise
  • Association Québec-France (région de Québec)
  • Association russophone de Québec
  • Centre d'éducation des adultes des Découvreurs - Point de service Phénix
  • Centre éducatif multiculturel l'Arche de Noé
  • Centre international des femmes de Québec (CIFQ)
  • Centre multiethnique de Québec (CMQ)
  • Conseil d'affaires et de culture Québec-Bulgarie
  • Holland Centre
  • Ligue des droits et libertés (section de Québec)
  • Mieux-être des immigrants (Le)
  • Motivaction Jeunesse
  • Québec intégration et liaison internationale
  • Ruche Vanier inc. (La)
  • Service d'aide à l'adaptation des immigrants et immigrantes (S.A.A.I.)
  • Voice of English Speaking Québec (VEQ)

  • Programas de formação

  • Cégep Limoilou
  • Collège François-Xavier-Garneau
  • Commission scolaire de la Capitale
  • Commission scolaire des Premières-Seigneuries

  • Aproximação intercultural

  • Amis veillants (Les)
  • Association Québec-France (région de Québec)
  • Carrefour culturel Sésame du Québec (CCSQ)
  • Carrefour d'entraide pour l'intégration et le bien-être des arrivants au Québec (CEIBA-Québec)
  • Carrefour des jeunes volontaires pour le développement mauritano-canadien
  • Centre culturel Guayasamin de Québec (CCGQ)
  • Centre multiethnique de Québec (CMQ)
  • Centre R.I.R.E. 2000
  • Cercle Goethe / Goethe Gesellschaft de Québec
  • Confédération des associations linguistiques et culturelles du Québec (C.A.L.C.Q.)
  • Conseil d'affaires et de culture Québec-Bulgarie
  • Institut international de développement régional (IIDR)

  • Serviços aos refugiados

  • Centre multiethnique de Québec (CMQ)
  • Service d'aide à l'adaptation des immigrants et immigrantes (S.A.A.I.)

  • Apoio aos empresários imigrantes

  • Association des femmes entrepreneures immigrantes de Québec (AFEIQ)
  • Capitale entrepreneur (Commission scolaire de la Capitale)
  • Centre local de développement de Québec (CLD)
  • Chambre de commerce de Québec
  • Fonds d'emprunt économique communautaire (Québec)
  • Ressources Entreprises
  • Um comentário:

    Juba e Dea disse...

    Olá Ericson et Guiga, o BLog de vocês é bem legal hein! Vamos trocar informações! Torcemos por vocês também!
    valeu!